Aula dia 10 de julho prova

Revisão geral.

Avaliação Escrita. Caso queira verificar o gabarito faço o login e clique em FILES em seguida escolha o respectivo arquivo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC - CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED - CIN
CIN 5329 – Automação de Bibliotecas - Professora Ursula Blattmann E-mail: rb.csfu.dec|alusru#rb.csfu.dec|alusru

Data: 03/07/2007

Nome : _________

As questões 1 a 9 são de assinalar V se a resposta for correta/verdadeira e F se falsa/errada
1 Ao analisar as funções básicas de um sistema de gerenciamento de bibliotecas, pode-se dizer que:
( ) os sistemas de gerenciamento de bibliotecas concentram-se nas atividades de processamento de encomendas e aquisição de materiais, catalogação, catálogos em linha de acesso público (OPACS), controle de circulação, controle de periódicos, informação gerencial, empréstimos entre bibliotecas e informação comunitária.
( ) para que os dados registrados no sistema de aquisição atendam às funções é preciso que incluam informações sobre fornecedores; bloqueiam a possibilidade de acréscimos ou correções de encomendas realizadas; permita o relatório de livreiros e apresente as informações sobre os livros recebidos.
( ) as funções de um sistema de aquisição são especificadas em receber registros de itens a serem adquiridos; verificar se os itens solicitados já fazem parte do acervo ou se estão sendo encomendados; imprimir pedidos de compra ou enviar encomendas eletrônicas aos fornecedores; verificar se as encomendas (pedidos) estão em atraso e fazer o respectivo acompanhamento; manter arquivo de registros de itens encomendados; anotar a chegada de itens adquiridos e providenciar o respectivo pagamento; manter estatísticas e a contabilidade do orçamento para a compra de material bibliográfico.

2 Ao analisar as diferentes demonstrações de softwares sob abordagem de bibliotecários (usuários) e de desenvolvedores (fabricantes) pode-se dizer que um sistema de gerenciamento de bibliotecas:
( ) é preciso combater os rótulos de campos e outras da tela, e a entrada de dados em alguns campos, no sentido de assegurar os dados inseridos estejam no formato correto.
( ) entre as principais características do módulo de catalogação são a entrada de dados, a importação e o controle de autoridade.
( ) o objetivo do módulo de catalogação é criar catálogos adequados.

3 Quanto aos registros oriundos de bases de dados externas:
( ) podem ser adquiridos por importação de dados via suportes como fita magnética, disquetes, cederrom e online.
( ) o controle de autoridade dificulta melhorar a coerência da indexação.
( ) os sistemas locais devem, pelo menos, ter condições de manipular o formato de registro MARC.

4 Quanto ao catálogo em linha de acesso público é necessário que:
( ) o processo de busca não seja por expressões e palavras-chave.
( ) facilitar para a biblioteca no sentido de identificar e projetar menus específicos para uso de seu pessoal e do público, inclusive a definição de diálogos e mensagens, bem como qualquer informação e textos de ajuda.
( ) as várias interfaces para esses catálogos ofereçam opção que permite acesso à Internet mediante a mesma interface utilizada para fazer buscas no catálogo da biblioteca.

5 Sistemas de controle de circulação :
( ) oferecem disponibilidade dos documentos.
( ) tem como princípios informar qual o material que se encontra no acervo ou que está prontamente acessível por meio de outros canais; qual o material que está emprestado e de quem ou onde pode ser resgatado; quando um material que se acha emprestado voltará a estar disponível na biblioteca para outros clientes.
( ) envolvem funções básicas de empréstimo, renovação, devolução, compra, permuta, doação, multas e reserva.

6 No sistema informatizado de controle de circulação pode-se afirmar :
( ) os componentes básicos são as bases de dados de transações ou empréstimos.
( ) oferecem constante controle precário do acervo.
( ) que é possível registrar os empréstimos por terminal, com a imediata atualização das bases de dados.

7Novas tecnologias que facilitam o cotidiano dos bibliotecários estão:
( ) equipamentos como escaner de mesa, escaner portátl ou caneta óptica, pen-drive permitam a leitura de códigos de barras .
( ) os dispositivos de captura de dados que permitem a leitura fácil de números de registro de documentos e usuários, de modo que as diversas transações, como as de empréstimo, possam ser efetuadas.
( ) a captura de dados baseia-se, geralmente, em códigos de barras.

8 Quanto as tendências em sistemas de gerenciamento de bibliotecas pode-se afirmar:
( ) o intercâmbio eletrônico de dados pode beneficiar a biblioteca de vários modos: acesso fácil a registros bibliográficos; um ciclo mais rápido de processamento; melhor controle das encomendas com base no acesso à base de dados do fornecedor.
( ) as interfaces gráficas deixam de oferecem recursos de apontar e clicar, ícones, menus descendentes, funções de recortar, copiar e colar, bem como de multitarefa.
( ) a geração de relatórios padronizados facilitam a obtenção de informação gerencial.

9 A escolha do software de gerenciamento para bibliotecas :
( ) é uma decisão que deve contemplar as funções gerais e específicas de cada biblioteca.
( ) cada vez menos tendem a procurar soluções talhadas às suas próprias necessidades com o emprego de ferramentas de programas para tarefas específicas, possivelmente com a participação importante do usuários.
( ) é influenciada por vários fatores, que incluem: o ambiente, os recursos e usuários da biblioteca, o papel do gerente do sistema, localizações múltiplas, atualizações e desenvolvimento dos sistemas, bem como a necessidade de promover a capacitação e o treinamento do pessoal e dos usuários.

10 Explique e exemplifique a importância dos consórcios de bibliotecas.

11 Faça uma avaliação sobre a disciplina. Sugira o que pode ser melhorado e o que possa ser suprimido. (não vale nota )

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.